Categories

A sample text widget

Etiam pulvinar consectetur dolor sed malesuada. Ut convallis euismod dolor nec pretium. Nunc ut tristique massa.

Nam sodales mi vitae dolor ullamcorper et vulputate enim accumsan. Morbi orci magna, tincidunt vitae molestie nec, molestie at mi. Nulla nulla lorem, suscipit in posuere in, interdum non magna.

Chamada de Trabalhos, IV Conferência Brasileira de Estudos Mórmons

IV Conferência Brasileira de Estudos Mórmons

Conferência Anual da ABEM

(Associação Brasileira de Estudos Mórmons)


Tema

“A Relação entre Sede e Periferia na Igreja SUD”

19 de janeiro de 2013

São Paulo, Brasil


Chamada de Trabalhos


Em 1830, Joseph Smith organizou a Igreja de Cristo em Manchester, no estado de Nova Iorque, quando o movimento contava com apenas três congregações distintas: uma em Manchester/Palmyra, outra em South Bainbridge (NY) e a terceira em Harmony (PA). Em pouco mais de um ano, Smith concentrou as três congregações na região de uma quarta e nova, orientando todos os seus seguidores a migrar para Kirtland, em Ohio. Alguns anos mais e Smith fundou outra congregação em Missouri, e passou a concentrar os novos conversos entre essas duas sedes. Eventos adversos os forçaram a abandonar Ohio, e em seguida Missouri, e Smith fundou uma nova cidade aonde migrariam todos os Mórmons: Nauvoo, em Illinois. Em 1847, após o assassinato de Joseph Smith, Brigham Young relocou os Santos e fundou um novo território em Utah.

Durante todo o século XIX, o Mormonismo exibiu uma característica singular: centralizadora e migratória. Membros eram incentivados a migrar para “Sião”, o centro gravitacional da Igreja, ou como alguns autores denominam, a “sede”. Durante a primeira metade do século XX essa política evoluiu para um conceito mais congregacional, onde a Igreja estabelecia grupos de correligionistas em locais distintos, eventualmente espalhados por todo o mundo, sem as pressões migratórias e sem a ênfase na “sede”.

Não obstante, essa política centralizadora deixou marcas culturais e institucionais profundas. Muito se discute as diferenças e as distinções entre as características da Igreja na “sede” e fora dela, i.e., na periferia. O Brasil nunca pertenceu à “sede” e nunca participou dos processos institucionais com representação na “sede”, o que leva a inúmeras perguntas:

– Quais são as diferenças entre a Igreja na “sede” (e.g., Utah ou EUA) e no Brasil?

– Quais os impactos destas diferenças nos membros SUD brasileiros?

– Quais as vantagens e os benefícios destas diferenças? Quais as desvantagens? Quais as consequências?

– Como SUD no Brasil, como estas diferenças lhes impactam como religioso?

– Como tais diferenças influenciam os estilos de liderança no Brasil? As práticas culturais? As crenças?

– Quais as diferenças para os Mórmons de outras denominações no Brasil, ou na América Latina?

O comitê organizador da ABEM gostaria de convidá-los a enviar propostas de painéis, mesas-redondas, trabalhos, e apresentações acadêmicas que explorem as consequências idiossincráticas de se vivenciar o Mormonismo na periferia do movimento e da Igreja. Apresentações artísticas e literárias serão igualmente encorajadas. Interessados em apresentar artigos ou organizar mesas-redondas deverão enviar seus resumos de 250 palavras até a data-limite de 31 de outubro de 2012. Os inscritos serão notificados pela comissão avaliadora sobre sua proposta até o dia 30 de novembro. Versões completas dos trabalhos aceitos deverão ser enviadas até o dia 01 de janeiro de 2013. Os trabalhos devem ser suficientes para um tempo de apresentação de 20 a 25 minutos (aproximadamente 3000 palavras), depois do qual será reservado um período para perguntas e respostas.

Favor enviar propostas de 250 palavras, com CV resumido de 1 página, para o seguinte e-mail até a data limite de 31 de Outubro de 2012: BMSC10@gmail.com

O local da IV Conferência Brasileira de Estudos Mórmons será na Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 345 (sobreloja), em São Paulo, SP.

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>